Carregando Eventos

« Todos Eventos

“Leonilson – agora e as oportunidades” no MASP

23 agosto - 10:00 - 17 novembro - 18:00

Leonilson, Agora e as oportunidades (detalhe), 1991. Foto: © Rubens Chiri/ Projeto Leonilson

Os jogos de palavras e as minuciosas imagens em pinturas, desenhos, bordados e instalações de Leonilson (José Leonilson Bezerra Dias, Fortaleza, 1957–1993, São Paulo) traduzem reflexões filosóficas sobre a sua vida e o contexto no qual se insere, conferindo aspectos autobiográficos às suas obras. Mais de 300 trabalhos e documentos que refletem as sutilezas do artista ao expressar perspectivas políticas, públicas e íntimas serão expostos no MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, de 23 de agosto a 17 de novembro de 2024, durante a mostra Leonilson: agora e as oportunidades.

A exposição oferece um panorama da produção de Leonilson nos seus últimos cinco anos de vida, entre 1989 e 1993, período mais rico e complexo do artista, que ficou conhecido como Leonilson Tardio. Com curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico, e assistência curatorial de Teo Teotonio, a mostra é dividida cronologicamente em cinco salas no 1º andar do museu, cada uma dedicada a um desses últimos anos de trabalho. No mezanino, localizado no 1º subsolo, ganham destaque as suas ilustrações feitas para a coluna de comportamento Talk of the town – o ti-ti-ti da cidade, de Barbara Gancia no jornal Folha de S.Paulo, bem como os vídeos documentais Com o oceano inteiro para nadar (1997), dirigido por Karen Harley, e A paixão de JL (2014), dirigido por Carlos Nader.

“Leonilson é um artista tanto central quanto marginal na história da arte brasileira. Central, porque é autor de uma obra absolutamente incontornável no final do século 20, reconhecido em incontáveis exposições, livros e mesmo em tatuagens. Mas ele é também marginal, pois, com uma obra tão singular, não se encaixa facilmente nos movimentos e gerações da história da arte brasileira. Sobretudo, Leonilson é marginal porque, no final dos anos 1980 no Brasil, é um homem gay, e, a partir de meados de 1991, passa a viver com HIV, o que suscitava preconceitos e discriminações na época”, comenta Adriano Pedrosa.

A mostra, que conta com o parceiro estratégico do MASP Itaú Unibanco, tem em seu título o nome da obra Agora e as oportunidades (1991). Essa obra, pertencente ao acervo do museu, é uma das mais emblemáticas do artista. Nela é possível ver uma figura que evoca um ser mitológico, solitário e dividido, com quatro pernas e cabeças, caminhando para diversos lados. À direita, na pintura, Leonilson desenhou seis copos, embaixo de cada um deles é possível ler: “os negros”, “os homossexuais”, “os judeus”, “as mulheres”, “os aleijados”, “os comunistas”, designações que se referem às minorias sociais de sua época e evidenciam o aspecto político de sua produção. O trabalho será exibido junto à montagem inédita da instalação As minorias (1991), exposta pela última vez no ano em que foi produzida.

Detalhes

Início:
23 agosto - 10:00
Final:
17 novembro - 18:00
Categoria de Evento:
Evento Tags:
, ,
Website:
https://masp.org.br/exposicoes/leonilson-agora-e-as-oportunidades

Local

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Avenida Paulista, 1578 - Bela Vista
São Paulo, SP Brasil
+ Google Map
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support