NONADA ZS abre a exposição Brotar no Vazio, Atmosférico Breu, que reúne um total de 18 obras de Ana Matheus Abbade com trabalhos selecionados de Alberto da Veiga Guignard e Mira Schendel, sob curadoria de Clarissa Diniz.
Brotar no Vazio, Atmosférico Breu é uma oportunidade para explorar a intersecção entre diferentes abordagens artísticas que lidam com materialidade e as obras escolhidas proporcionam uma reflexão sobre a relação entre o visível e o invisível, o tangível e o intangível, trazendo à tona a poética das materialidades efêmeras. Esta proposta viabiliza uma conversa entre os recentes trabalhos de Ana Matheus Abbade, a pintura de Alberto da Veiga Guignard e as monotipias de Mira Schendel. Clarissa Diniz observa que “Abbade e Guignard compartilham o desafio de representar e performar a umidade, a densidade do ar e a opacidade”. Guignard utiliza o gênero da paisagem para explorar “as formas de impregnação e continuidade entre seres, tempos, topografias e atmosferas”, enquanto Ana Matheus Abbade possui uma outra abordagem sobre o tema.
Os desenhos de Ana Matheus Abbade são compostos com carvão, uma matéria seca, mas densa, que aproxima suas obras da pintura. A curadora comenta: “É com essa matéria seca, porém densa, que a artista tem composto desenhos atmosféricos que se aproximam da fatura da pintura, encarando o problema da mancha desde a experiência do pó”. Através de suas séries Serpentes no Mangue (2024), Noturna (2022) e Floresta (2024), Abbade explora a incisão e outras formas de inscrição na superfície. Ela aborda a questão da transição, onde a unha se torna navalha, relacionando o corte à experiência não binária de gênero e suas implicações sociais e políticas diante da cisnormatividade, como exemplificado na fotografia Unhas rasgarão cidades (2020). Em suas obras recentes, a incisura fascina a artista como uma perspectiva estética e política diante da matéria do mundo e dos corpos.
A curadora estabelece um paralelo entre Abbade e Schendel, destacando o interesse de ambas pelo caráter gráfico e ontológico das marcas deixadas pela passagem e ação sobre o papel. “Reunidas, Ana Matheus Abbade, Alberto da Veiga Guignard e Mira Schendel habitam o vazio, o ar e a umidade na qual estamos todos imersos. Entre paisagens e monotipias, acariciam suas fugidias materialidades e, assim, dão relevo aos invisíveis que nos cercam e nos constituem”, diz Diniz. Schendel e Abbade produzem rastros na forma de sulcos sutis, através da monotipia ou de desenhos que se avizinham às técnicas da gravura. Estes rastros, nas palavras de Ana Matheus, “medem o mundo à unha, daqui até ali”.
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