O artista plástico André Bonani apresenta a exposição “O Eco de Antigas Palavras” a partir do dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 14h às 19h, no Atelier Piratininga, na Vila Madalena, em São Paulo. Os textos críticos são do curador Agnaldo Farias e do artista visual Ulysses Bôscolo, a trilha sonora é do músico Kaneo Ramos e a expografia/iluminação do Coletivo Avuá. Extraído de um verso de Chico Buarque – parte da canção “Futuros Amantes” -, o título da exposição procura evocar a linguagem: seus grafismos e sons, incontornável exercício matérico capaz de insinuar topografias e prenunciar cronologias.
Serão apresentadas 18 obras de três séries distintas: “carapaças” (alumínio gravado, corroído, martelado e pintado), “cosmografias” (gravura em metal sobre papel algodão) e “a caverna” (gravura em metal e monotipia sobre papel algodão), realizadas em 2023 e 2024.
“As peças reunidas em três séries partem todas da placa de alumínio como matriz – um meio para incisão, corrosão e pintura – até sua dobra e modelagem com o martelo após os processos de impressão. É a partir dessa conexão no espaço entre as estampas e as chapas modificadas em volume que as geraram que “o eco de antigas palavras” pode flutuar, envolto em escuridão, iluminado apenas por lâmpadas quentes como a vibração do fogo.”, afirma o artista que faz
acompanhamento no atelier desde 2022.
Luiza Interlenghi
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br