O Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura no sábado, 6 de abril, a partir das 11 horas, a exposição Eleonore Koch: Em Cena, reunindo 190 obras da artista alemã de origem judaica, refugiada no Brasil com a família aos doze anos de idade. A exposição conta com obras de coleções públicas, como sete trabalhos do acervo do MAC USP, além de obras da Pinacoteca de São Paulo, MASP e MAM SP e uma grande parte de obras inéditas pertencentes a coleções privadas, o que permite uma visão única da produção da artista. A exposição também apresenta fotografias, cartões-postais e estudos que fazem parte do arquivo da artista, recentemente doado ao MAC USP. Os documentos demonstram o processo de criação de Koch e suas indagações sobre a natureza da imagem, da perspectiva e do enquadramento.
Eleonore Koch (1926-2018) abordou gêneros tradicionais da pintura – como paisagens, interiores e naturezas-mortas – e uma técnica antiga, a têmpera a ovo, para representar questões contemporâneas e de sua própria experiência de vida. “Sua pintura remete ao exílio, à desterritorialização, a um senso de estar no mundo, ciente de privilégios e das consequências das próprias escolhas”, comenta Fernanda Pitta, curadora da exposição. A metáfora do título da exposição remete ao cinema. Muitas das obras parecem cenários para acontecimentos que acabaram de se dar ou ainda estão por se realizar. A quase total ausência da figura humana é contradita pela presença reiterada de objetos carregados de afetividade, que a artista manteve consigo durante boa parte da vida, personagens de um enredo silencioso.
A analogia cinematográfica também estrutura a exposição, organizada em quatro núcleos – A Cena, A Importância do Objeto, O Método e Interiores – a partir dos gêneros pictóricos em relação aos tipos de enquadramento. “O público é convidado para um travelling sem percurso predeterminado, um mergulho numa narrativa aberta”, conta a curadora. Eleonore Koch sempre acreditou que seus trabalhos deveriam manter um espaço aberto às sensações e aos significados construídos pelo público, que por eles se deixa afetar. A exposição permanece no MAC USP até 17 de julho. Visitas para grupos podem ser agendadas no Serviço Educativo – edumac@usp.br.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br