Gordon Parks. Jean-Michel Basquiat. Lorna Simpson. Kehinde Wiley. Nina Chanel Abney. Esses nomes têm grande importância no passado e presente da arte, assim como muitos outros na coleção de ícones musicais e culturais Swizz Beatz (Kasseem Dean) e Alicia Keys. Expansivos em seus hábitos de coleção, os Deans, ambos nascidos e criados em Nova York, defendem a filosofia de “artistas apoiando artistas”. A primeira grande exposição da Coleção Dean, Giants, destaca uma seleção focada das holdings de classe mundial do casal. A apresentação no Museu do Brooklyn destaca obras de artistas diaspóricos negros, como parte dos esforços contínuos do museu para expandir a narrativa da história da arte.
Giants refere-se a vários aspectos da Coleção Dean: a fama de artistas lendários, o impacto de artistas contemporâneos que expandem o cânone e as obras monumentais de criadores como Derrick Adams, Arthur Jafa e Meleko Mokgosi. Peças imensas, incluindo a maior já feita por Mokgosi, estão emparelhadas com destaques como as fotografias seminais de Parks, os retratos revolucionários de Wiley e as telas de alcance global de Esther Mahlangu.
O termo também evoca a força dos laços entre os Deans e os artistas que eles apoiam, e entre os próprios artistas. Além de examinar esses vínculos e legados, a exposição incentivará “grandes conversas” inspiradas nas obras em exibição – criticando a sociedade e celebrando a negritude.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br