O artista visual Douglas Knesse apresenta a exposição individual Vírgula, com abertura no dia 07 de dezembro de 2023 (quinta-feira), às 19h, na Galeria Iconic, no Rio de Janeiro.
Com curadoria de Isabella Cestare, a mostra apresenta um conjunto de 16 pinturas datadas de 2020, produzidas no período da pandemia, tendo como tema central o símbolo da marca esportiva Nike. Vírgula, que também é o nome desta série de trabalhos, questiona a apropriação de signos no contexto de status social e emocional, com um certo tom de sarcasmo.
“As criações que se manifestam no universo pictórico de Douglas Knesse comunicam sua narrativa pessoal por meio de símbolos que traduzem uma linguagem universal. Na mostra, questões existenciais como pertencimento, status e validação social emergem na repetição de um ícone indiscutivelmente popular, a Vírgula, logomarca da Nike. O trabalho de Knesse rompe fronteiras ao brincar com o conhecido, e convoca o espectador de forma reflexiva e satírica a transpassar a sua própria realidade”, descreve a curadora.
Douglas propõe uma reflexão em torno dos condicionamentos sociais, explorando as complexidades que mediam nossos corpos e subjetividades através do uso de marcas legitimadas como símbolos de “vitória” e “poder” dentro do emoji de smile, expressando assim, um tensionamento entre frustrações e meras aparências.
“Durante o período da pandemia, enquanto a maioria das pessoas estava sob isolamento social, víamos, através das redes sociais, o consumismo desenfreado por parte dos que tinham condições financeiras mais elevadas. Esse tipo de exposição revelou uma necessidade de explicitar o seu status e mascarar as suas tristezas, medos e anseios pelo momento em que o mundo inteiro vivia. Mas essa construção de narrativas de ‘poder’ é cotidiana, e continua mascarando cicatrizes e temores não tão evidentes assim”, explica Douglas.
© 2024 Artequeacontece Vendas, Divulgação e Eventos Artísticos Ltda.
CNPJ 29.793.747/0001-26 | I.E. 119.097.190.118 | C.C.M. 5.907.185-0
Desenvolvido por heyo.com.br