Para compor o corpo de trabalho apresentado pela Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel na exposição Equivalentes, que abre no próximo sábado, dia 25 de junho, em São Paulo, Valeska Soares lançou mão de uma técnica totalmente inovadora e inédita: as obras são pinturas a óleo de natureza morta que trazem as frutas, normalmente o centro deste tipo de pintura, cobertas por tinta branca. Para a realização deste trabalho, Soares passou um bom tempo procurando e comprando diversas pinturas de natureza morta de vários artistas diferentes pelo mundo todo, em um trabalho minucioso de garimpo artístico.
Depois de compilar todos os trabalhos encontrados ela começou a intervir nessas telas cobrindo as frutas com tinta branca, propondo uma ressignificação do trabalho em geral que ocorre quando ela “apaga” as frutas com a tinta e deixa aparente apenas a silhueta do que elas um dia foram. Nesta mostra, as obras estarão dispostas pela galeria juntas, justapostas umas às outras na parede pintada de cor-de-rosa, de forma a representar uma espécie de salão de exposição como eram antigamente. O trabalho evoca temas de desejo e memória, assim como desdobra a pesquisa da artista sobre gêneros do cânone da História da Arte.
Um ensaio da curadora Marília Loureiro desenvolve o pensamento crítico sobre a mostra e ajuda o visitante a compreender a exposição como um todo. “São às narrativas pouco heróicas e aparentemente desimportantes que se endereça o trabalho de Valeska Soares. Em sua obra Equivalentes (2021), Soares reúne 119 pinturas de naturezas-mortas. Pintadas por autores desconhecidos e compradas pela artista em vários lugares do mundo, as obras têm diferentes dimensões e técnicas empregadas. Assim como em trabalhos anteriores, tais quais Un-rest (2010), Any Moment Now… (2014) e Doubleface (2017-2021), o ato de colecionar é o que precede e dá textura à obra. Trata-se, antes de tudo, de objetos que guardam marcas, que cristalizam hábitos, que acumulam histórias e absorvem o tempo. Objetos que tiveram outras vidas. Mas longe de pacificar esse conjunto de pinturas em uma coleção, a artista o envolve em novas tramas de sentido, impregnadas de mistério”, coloca Loureiro no ensaio.
Serviço
Equivalentes
Local: Galpão Fortes D’Aloia & Gabriel
Endereço: Rua James Holland, 71, Barra Funda – São Paulo
Data: De 25 de junho a 6 de agosto de 2022.
Funcionamento: Terça a sexta das 10h às 19h; Sábados 10h às 18h
Ingresso: Grátis