Desde a primeira edição, realizada em dezembro de 2020, a mostra se propõe a ser acessível, convidando o público a conhecer obras de arte em um popular estádio de futebol – Complexo Pacaembu. Sendo agora a porta de entrada para a ArPa, a exposição sela seu compromisso exibindo gratuitamente 13 das galerias representadas na feira.
Sob curadoria de Catarina Duncan, a exposição carrega o título Na Rua, no Meio do Redemoinho e traz cerca de 30 esculturas e instalações de grande porte, além de fotografias e bandeiras na Praça Charles Miller. Entre os 21 nomes dos artistas participantes, encontram-se Regina Silveira, Hugo França e Tadáskía, por exemplo.
A curadora explica que o título faz referência ao trecho do livro Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa, e expressa a proposta crucial da mostra de vivenciar uma experiência expográfica no espaço público da rua e evidencia que a potência da arte se realiza no fluxo dos atravessamentos. O conceito de movimento e transformação evocado pela figura do redemoinho também é reforçado pelo projeto expográfico circular criado em parceria com o escritório Álvaro Razuk.
Toda a concepção da mostra revela as particularidades da nova feira que objetiva incluir um público não especializado.
Serviço
“Na Rua, no Meio do Redemoinho”
Local: Praça Charles Miller
Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo – SP
Data: De 01 a 05 de junho
Funcionamento: De quarta a sábado, das 13h às 20h30. No domingo, das 11h às 18h
Ingresso: Grátis