Depois da Zona Maco, no México, as feiras internacioais voltam a agitar cidades pelo mundo afora com exposições e eventos paralelos. Esta semana abre a Frieze de Los Angeles e a programação está intensa! Confira sete visitas imperdíveis.
April Bey: When You’re on Another Planet and They Just Fly, no GAVLAK
Até 05 de março de 2022
April Bey inaugura sua primeira exposição individual na GAVLAK, com a instalação When You’re on Another Planet And They Just Fly. Na instalação, Bey cria uma experiência imersiva e sensorial, construindo uma representação de um futuro especulativo e desafiador em que a própria existência e ingenuidade das pessoas negras criam vida e sustentabilidade para o planeta Atlantica e seus habitantes. Atlantica, ideia desenvolvida ao longo dos anos como uma empreitada crítica de imersão em textos afrofuturistas e ficção especulativa. Com seu novo trabalho, Bey continua expandindo sua visão única de um ecossistema de ajuda mútua e atos de reparação.
Phyllida Barlow: glimpse, na Hauser & Wirth
De 17 de fevereiro até 08 de maio de 2022
A Hauser & Wirth Los Angeles abre no dia 17 de fevereiro a exibição glimpse, da artista britânica Phyllida Barlow, escultora que constantemente desafia as convenções inerentes ao suporte. Utilizando materiais comuns como papelão, tecido, compensado e cimento de forma enérgica, Barlow induz o espectador a experimentar a forma em seus próprios termos, em vez de projetar nas formas um significado pré-moldado. glimpse é a primeira individual de Barlow em Los Angeles, em comemoração à sua carreira de cinco décadas, e apresenta de maneira ambiciosa seus novos trabalhos em larga escala montados especialmente na galeria.
Jean-Michel Basquiat, no The Broad Los Angeles
O The Broad traz para Los Angeles instalação de Jean-Michel Basquiat apresentando as 13 obras do artista na coleção Broad, incluindo três obras expostas pela primeira vez no The Broad: Santo 2 (1982), Deaf (1984) e Vime (1984).
Formada a partir do envolvimento sustentado e contínuo com artistas e obras de arte, a coleção Broad se distingue por sua dedicação excepcional ao arco completo das carreiras dos artistas. The Broad destacou essa profundidade por meio de apresentações expansivas nas galerias do terceiro andar, com Jean-Michel Basquiat.
Black American Portraits, no Los Angeles County Museum of Art | LACMA.
Até 17 de abril de 2022
Entre destaques como os The Obama Portraits , pintados por Kehinde Wiley e Amy Sherald, o LACMA traz Black American Portraits, com o objetivo de reformatar o o retratismo colocando no centro os sujeitos, modelos e espaços dos negros americanos. A seleção de cerca de 140 obras abrange dois séculos de arte, com itens da coleção permanente do LACMA, itens pertencentes aos primórdios da fotografia de estúdio, multiculturalismo dos anos 90 e retratos das eras da luta por direitos civis e do movimento Black Power. Enfrentando a cultura visual que utiliza imagens apelativas e fetichizadas de sofrimento negro, essas obras dão centralidade ao amor, à abundância, à família, à comunidade e à exuberância.
Jeff Wall, na Gagosian.
Até 26 de março de 2022
A Galeria Gagosian traz em 2022 uma exposição com dez obras recentes de Jeff Wall – a primeira do artista em Los Angeles em quase vinte anos. Sete das fotografias foram feitas na cidade, onde Wall vive e trabalha, alternando o destino na Califórnia com sua natal Vancouver. Nesta exposição Wall apresenta um conjunto de imagens realistas “quase documentais”, um dos principais rumos que o seu trabalho tomou ao longo de várias décadas.
Olafur Eliasson: Your Light Spectrum and Presence, na Tanya Bonakdar Gallery.
Até 02 de abril de 2022
A exibição Your light spectrum and presence leva a Los Angeles onze pinturas circulares de Eliasson, criadas entre 2012 e 2021 e que representam sua longa investigação da luz, da cor e das maneiras como percebemos e interagimos com o entorno. Coletivamente conhecidas como a série ‘colour experiment’ e numeradas em sequência, as obras desafiam a percepção do leitor e levam seus olhos a manter um movimento dinâmico.
Ulysses Jenkins: Without Your Interpretation, no Hammer Museum
Até 15 de maio de 2022
Na primeira grande retrospectiva do inovador artista de vídeo e performance, a exposição Ulysses Jenkins: Without Your Interpretation chega ao Hammer celebrando sua influência na arte contemporânea por mais de 50 anos. Natural de Los Angeles, Jenkins iniciou sua carreira como pintor e muralista, passando para o vídeo quando as primeiras câmeras de consumo foram disponibilizadas no mercado. A exposição abrange peças de vídeo de Jenkins, trabalhos colaborativos, pinturas de murais, fotografia e performances.