Neste 12 de junho, data em que é comemorado o Dia dos Namorados no Brasil, decidimos celebrar o amor preparando uma lista especial com casais de artistas que foram ou são parceiros tanto na vida privada quanto na arte contemporânea.
A lista traz casais diversos, que realizaram e realizam coisas incríveis juntos. Aqui celebramos toda forma de amor!
Maria Martins e Marcel Duchamp
A artista brasileira Maria Martins francês Marcel Duchamp tiveram um romance extraconjugal que durou de 1946 a 1951, quando ela voltou ao Brasil. Os dois continuaram trocando correspondências, mas tudo realmente foi finalizado quando Duchampo se casou com Alexina em 1954.
Mark Bradford e Allan Dicastro
O artista Mark Bradford e o ativista Allan Dicastro não são necessariamente um casal de artistas, mas Dicastro é um dos fundadores do projeto Art + Practice, uma organização sem fins lucrativos que dá a jovens orfãos acesso gratuito à arte contemporânea em Los Angeles.
Chiachio e Giannone
O casal de artistas argentinos se conhecem em 2003. “Desde então, decidimos ser um par na vida, na arte e trabalhar em colaboração”, eles dizem. Muitos de seus trabalhos são autobiográficos e retratam a própria família que eles formam com seus animais de estimação.
Mickalene Thomas e Carmen McLeod
Foi durante uma edição da Frieze London que Mickalene viu Carmen andando pela rua e pensou no quanto aquela mulher era bonita. Horas depois, se encontraram em uma festa e descobriram que moravam no mesmo bairro em Nova York. A paixão atravessou o oceano de volta e hoje elas têm um bebê juntas.
Jackson Pollock e Lee Krasner
O expressionismo abstrato é a marca de um dos casais mais queridos da arte contemporânea. Pollock e Krasner se conheceram e começaram a se relacionar em 1942, quando participaram de uma mesma exposição em Nova York. Se casaram três anos depois e ficaram juntos até a morte do pintor em 1956.
Anna Maria Maiolino e Rubens Gerchman
Gerchman e Maiolino se conheceram na Escola Nacional de Belas Artes, quando ela veio morar no Brasil em 1960. Começaram um relacionamento e se casaram três anos depois. O casal teve dois filhos, Micael e Verônica.
Rhys Ernst e Zackary Drucker
Drucker e Ernst estiveram juntos de 2008 a 2014. Nesse período ambos também estiveram em transição de gênero: respectivamente, de masculino para feminino e de feminino para masculino. A parceria do casal foi muito forte tanto na vida privada quanto na arte.
Deana Lawson e Aaron Gilbert
A estadunidense Deana Lawson e o cubano Aaron Gilbert foram casados e juntos tiveram dois filhos: um menino chamado Judah e uma menina chamada Grace. Muitas das obras de Gilbert retratam a família: Ele, Lawson e seus filhos. E Lawson diz ter sido muito influenciada também pelo trabalho do ex-marido.
Fred Wilson e Whitfield Lovell
O casal de artistas afroamericanos está junto há quase 40 anos! Além da vida e da arte, eles compartilham o hábito de colecionar tipos de papel, arte cubana, retábulos mexicanos! “Reflete o interior de nossas duas mentes”, diz Wilson.
Detanico Lain
Angela Detanico e Rafael Lain estão juntos desde a década de 90! Gaúchos radicados em Paris, eles têm dois filhos e transitam entre as parcerias nos trabalhos que realizam tanto no campo da arte contemporânea quanto no campo do design.
Christo e Jeanne-Claude
Um dos casais mais icônicos da arte contemporânea, Christo e Jeanne-Claude produziram muita coisa juntos! Mesmo depois da morte de Jeanne, em 2009, Christo continuou a executar trabalhos grandiosos que haviam pensado como dupla. O artista faleceu no último dia 31 de maio.