Em tempos de crise, todos nós precisamos nos unir. Muito se fala dos grandes museus e das pequenas galerias, mas existem espaços pouco mencionados e que estão entubados ( no pior sentido da palavra) desde o primeiro dia de isolamento social: espaços de arte mais independentes, bares e boates sempre estiveram no radar do alemão Wolfgang Tillmans, reconhecido por registrar as cenas underground de Berlim e Londres. E são eles que o fotógrafo que ajudar agora.
Tillmans conseguiu reunir 40 artistas, incluindo Marlene Dumas, Elizabeth Peyton e Thomas Ruff, para criar e vender pôsteres cujo dinheiro arrecadado será para beneficiar espaços de arte, boates, casas de shows e bares com risco de fechamento por causa do confinamento.
“Existem muitos lugares que podem não obter ajuda ou socorro porque são informais. São lugares da cultura, vida noturna e música. Sinto uma urgência em fazer algo para que eles não precisem fechar permanentemente “, explica o fotógrafo ao Guardian.
Ele estipulou que cada obra custará 50 dólares, 50 euros ou 50 libras (dependendo da localidade) , pois é “uma quantia semelhante em dinheiro que você pode gastar nesses espaços em uma noite fora”. Tillmans conta que teve a ideia de criar a campanha Solidarity 2020 depois de fazer uma edição limitada para apoiar a Siegessäule, uma revista gratuita para a comunidade gay e lésbica de Berlim. Aos colecionadores, atenção: as imagens serão produzidas em edição ilimitada, no entanto, elas estarão disponíveis por um período limitado de tempo. “Uma edição pequena significaria um preço mais alto, o que realmente o cortaria para muitas, muitas pessoas”, explica o idealizador do projeto em parceria com a fundação que criou em 2017, a Between Bridges.
O pôster de Tillmans é uma fotografia de um arranjo de natureza morta em seu estúdio. Ele escolheu porque era a última imagem que imprimiu antes de encerrar as operações em 13 de março. Ele tirou a foto em 1º de março, depois de retornar a Berlim de uma viagem de um mês ao redor do mundo, incluindo uma semana em Taiwan para trabalhar na montagem de uma produção de ópera.
“Eu vi essa luz na cozinha do meu estúdio e esses vasos que eu gostava de ver por um tempo. Havia uma luz em particular por trás da imagem na fotografia e na prateleira que estava criando esta caixa ”, lembrou Tillmans. Intitulada still life (Bühnenbild), o trabalho faz uma referência à ideia de cenário: “Talvez eu tenha visto isso como um cenário porque, durante uma semana antes, eu estava sempre olhando para um palco. A segunda parte do título (Bühnenbild) significa, em alemão, literalmente cenografia. ”
O artista está pagando pela impressão de todos os pôsteres e ajudando os locais com o envio e a distribuição. As empresas em dificuldades venderão os pôsteres diretamente para seus apoiadores, para que possam receber 100% dos lucros. O site direciona as partes interessadas a sites comerciais individuais para fazer suas compras.
Alguns artistas criaram novos trabalhos para a série, como Nicole Eisenman que criou um poster relacionado diretamente com a pandemia: um casal beija sobre uma mesa de bar acompanhados da frase “never forget kissing in bars”. Outros trabalhos não são novos, mas são impressionantemente atual (contexto é tudo, folks)! É o caso da foto All I Ever Wanted Was Love, criada por Gillian Wearing: uma fotografia de 1992-93 de um jovem segurando uma placa manuscrita com o título da obra, a boca e o nariz cobertos por uma bandana. Não precisa dizer mais nada, certo?