Ding Musa apresenta “Parêntesis”, sua terceira individual na Galeria Raquel Arnaud. A mostra, com texto crítico assinado pelo curador Josué Mattos, traz não só as reconhecidas fotografias do artista, mas também instalações, objetos e vídeos, consolidando um percurso de investigação por diferentes suportes, conforme o artista vem fazendo ao longo dos últimos 10 anos.
Numa definição formal, os parêntesis no caso funcionam para o olhar. “Isso porque a mirada de quem passar pelas obras deve se lançar a sobrevoos, sem perder de vista pousos detidos em partes, com poucos pontos de fuga”, observa Mattos. Segundo o crítico, o trânsito livre do olhar é interrompido por imagens de muros e chãos que comentam algo central na produção do artista: a condição complexa da unidade de construção e suas negociações com sistemas extrativistas promotores de escassez de trabalho, terra e moradia.
Em paralelo à exposição de Ding Musa, a Galeria Raquel Arnaud, em parceria com a carioca Portas Vilaseca, realiza no segundo andar a exposição “Vertigem”, de Deborah Engel. A artista apresenta relevos fotográficos inéditos. As imagens sobrepostas por colagens são feitas a partir de fotografias das fachadas de edifícios icônicos da cidade de São Paulo, cuja arquitetura se faz presente no cotidiano da metrópole.
Para Diego Matos, que assina o texto da exposição, “Vertigem, termo que titula a exposição, é a tradução plástica e visual de Engel para a experiência do movimento espacial que vivenciamos ou elaboramos cotidianamente na cidade.
Ding Musa: Parêntesis
Deborah Engel: Vertigem
Abertura: 26/10/19, 11h-16h
Visitação (Ding Musa): até 20/12/19; segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 11h-15h
Visitação (Deborah Engel): até 30/11/19; segunda a sexta, 10h-19h; sábado, 11h-15h
Galeria Raquel Arnaud: Rua Fidalga, 125, São Paulo. Entrada gratuita