Entre as partidas do Mundial, que tal conhecer os museus e galerias do Catar? Listamos aqui cinco dos principais instituições que abrigam exposições de arte de grande relevância.
Vale dizer que, em março, no Fórum de Doha de 2022 , a presidente dos Museus do Catar, Sheikha Al Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al Thani, anunciou o desenvolvimento de mais três grandes museus: o Museu Lusail (previsto para o início de 2023) , o Museu Art Mil (previsto para 2030) e o Museu do Automóvel do Catar (início das obras depois da Copa de 2022).
Enquanto isso, confira nossos destaques:
Museu Nacional do Catar (NMoQ)
Inaugurado em 2019, o edifício foi projetado pelo arquiteto Jean Nouvel com inspiração na delicada rosa do deserto, uma formação calcária comum em regiões secas. O museu possui cerca de dois quilômetros de extensão e é o maior museu de história local do mundo.
Atualmente o espaço exibe uma instalação imersiva da artista suíça Pipilotti Rist e a exposição On the Move, que apresenta objetos que contam sobre a vida dos povos nômades e seminômades nas regiões do Saara Central, Catar e Mongólia.
Endereço: Museum Park St, Doha, Catar
Funcionamento: De domingo à quarta-feira das 9h às 19h, quinta-feira e sábado das 9h às 21h, sexta-feira das 13h30 às 21h
Museu de Arte Islâmica do Catar (MIA)
Com estrutura de calcário marcante que se destaca na orla de Doha, o museu enfatiza a ligação entre arte e o Islã sem necessariamente se concentrar em obras religiosas. Sua coleção exibe peças do artesanato islâmico de 3 continentes ao longo de 1.400 anos.
Além de outras três exposições que exploram as temáticas sobre refugiados afegãos, cerâmicas japonesas e a potência histórica de Bagdá, o museu também conta com uma exposição de esculturas e instalações de Yayoi Kusama ao ar livre.
Endereço: 7GWQ+4QV, Doha, Catar
Funcionamento: De sábado a quinta-feira das 9h às 19h, sexta-feira das 13h30 às 19h
Mathaf: Museu Árabe de Arte Moderna
O Museu é um antigo prédio escolar que fica na Education City, em Doha. Com a maior coleção de arte árabe da região, o Mathaf possui 9.000 peças reunidas nos últimos 25 anos, que retratam as mudanças na sociedade do Catar.
Ao visitar o museu durante o período da Copa, você encontrará uma individual da artista Sophia Al-Maria, outra de Taysir Batniji e uma coletiva de artistas contemporâneos emergentes do Catar.
Endereço: Education City Student Center, Doha, Catar
Funcionamento: Sexta-feira das 13h30 às 19h, de sábado a quinta-feira das 9h às 19h
Museu Sheikh Faisal Bin Qassim Al Thani (FBQ)
O museu contém a coleção privada de arte e ciência de um dos maiores empresários do Catar. Situada na Fazenda Al Samriya, a propriedade tem um exterior impressionante feito com pedras e torres tradicionais.
Reunidas ao longo de mais de 50 anos e vindas de quatro continentes, cada obra da galeria preserva os costumes islâmicos e do Catar desde a era jurássica até os dias atuais. Com 15.000 artefatos distribuídos em 15 salas, o museu é dividido em quatro temas: Arte islâmica, veículos, moedas e herança do Catar.
Endereço: Rua Samaria, Doha, Catar
Funcionamento: De segunda a quinta-feira, das 9h às 16h30, sexta-feira das 14h às 19h, sábado das 10h às 18h, domingo das 9h às 16h
Anima Gallery
A Anima Gallery recebe cinco exposições de arte contemporâneas todos os anos. Situada em uma ilha artificial na orla de Doha, a galeria tem uma ampla variedade de estilos e mídias, incluindo pintura, escultura e gravura. Além de obras de arte locais, regionais e internacionais, as exposições oferecem palestras em galerias, além de eventos para profissionais, estudantes e visitantes.
Endereço: 9G8V+2JF, Doha, Catar
Funcionamento: Diariamente das 10h às 23h