Playlist AQA: Tadáskía

A artista destacada em exposição solo no MoMA compartilha conosco uma playlist que instiga um “encontro pessoal com o mistério, com o amor e o auto-cuidado”

Retrato de Tadáskía. Foto: Joana Barauna

A artista carioca Tadáskía, cuja obra “ave preta mística mystical black bird” foi recentemente adquirida pelo MoMA após sua apresentação na 35ª Bienal de São Paulo, e que atualmente está em destaque com uma exposição solo no museu nova-iorquino, agora compartilha conosco as músicas que inspiram sua rotina criativa.

Sua produção multicolorida, desdobrada entre diferentes linguagens, evocam narrativas imaginadas e místicas, frequentemente inspiradas pela diáspora afro-brasileira.

A playlist que Tadáskíadenominou como “misteriosa”, é composta por músicas que ela escuta nos intervalos de seu trabalho, que é realizado em silêncio. “De manhã, eu danço, me seduzo, agradeço e peço a Oxum e às energias femininas não-controladoras”, ela explica, destacando seu ritual matinal de conexão esotérica. A seleção musical, combina, por exemplo, faixas da norte-americana Alice Coltrane, afamada por compor jazz de forte teor espiritual, com grandes nomes do MPB, como Maria Bethânia, Gilberto Gil e Liniker. Segundo Tadáskía, a playlist instiga um “encontro pessoal com o mistério, com o amor e o auto-cuidado”, refletindo a essência sincrética de sua arte e de sua personalidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support